Voto de Pesar - José Rosa Miranda Gago

A 13 de Setembro de 2022, faleceu na nossa freguesia José Rosa Miranda Gago, com 78 anos de idade.

Nascido em 1944, José Gago, como era conhecido por todos os que com ele privaram, mas igualmente era este o nome pelo qual o meio artístico o conhecia, era um artista e foi essa a faceta que lhe granjeou o reconhecimento dentro da comunidade de Quinta do Anjo, mas igualmente fora desta.

Autodidata, criador de palavras e rimas, a poesia assumia um papel determinante na vida de José Gago, foi a poesia que o transportou para o centro da vida artística no distrito de Setúbal, primeiro através do fado, onde, como exímio interprete, obteve amplo reconhecimento, registando participações nas Grandes Noites do Fado que decorreram em todo o distrito, mas também nas inúmeras atividades culturais que o movimento associativo promovia.

Aliado ao fado a sua paixão pela palavra e em particular, pela poesia, levam a que em 2003 lance a sua primeira obra poética "Pétalas do Fado", no ano de 2004 lança "Espigas de Mosto" e em 2020 "Histórias e Memórias de Um Poeta Popular", esta última obra patrocinada pela Junta de Freguesia de Quinta do Anjo.

Homem com um notável sentido solidário, José Gago foi até ao fim da sua vida um colaborador assíduo do movimento associativo do Concelho de Palmela, colaborou e produziu texto para inúmeros espetáculos teatrais na Sociedade de Instrução Musical, produziu o hino do Quintajense Futebol Clube, doou a receita das suas publicações a entidades como o Quintajense Futebol Clube ou o Botafogo Futebol Clube, participou inúmeras vezes na atividade cultural da Casa do Povo de Palmela.

É esta figura cheia de criatividade, comprometida e solidária com a sua comunidade que sempre lembraremos e na sua partida homenageamos.

A Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, reunida em sessão ordinária, a 20 de setembro, manifesta publicamente o seu pesar pelo falecimento de José Rosa Miranda Gago, endereçando a toda a família um fraterno e solidário reconhecimento pela memória deste exemplar cidadão da Quinta do Anjo.