“CicloExpresso”: crianças da EB António Matos Fortuna vão de bicicleta para a escola!

Mais de três dezenas de crianças da Escola Básica António Matos Fortuna, em Quinta do Anjo, foram para a escola de bicicleta no dia 27 de fevereiro, na primeira circulação oficial do projeto “CicloExpresso” - comboio de bicicletas.

Acompanhadas/os por maquinistas locais e da Cooperativa Bicicultura, as/os alunas/os pedalaram com entusiasmo ao longo de um percurso de 6,3 quilómetros, por estradas de terra batida e de alcatrão, com início às 8h05, em Cabanas (cruzamento entre as Ruas João dos Santos Pinto e Luís de Camões) e chegada à escola às 8h45, que vai agora repetir-se uma vez por semana, durante 27 semanas. A Bicicultura garantiu a formação dos atuais seis maquinistas locais, mas a ideia é que, nos próximos meses, estes possam dar continuidade ao projeto de forma autónoma.

Com o mote “Eu vou para a escola de bicicleta, e tu?”, este projeto-piloto pretende promover a mobilidade sustentável, capacitar as crianças para se deslocarem em bicicleta de forma segura e lúdica e proporcionar uma alternativa de mobilidade para a escola.

A implementação do “CicloExpresso” no concelho de Palmela resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Palmela, a Bicicultura e a Escola. Para a Vereadora do Ambiente, Mobilidade e Transportes, Fernanda Pésinho, que participou na primeira circulação, esta colaboração representa «um casamento perfeito», já que «o objetivo do Município, tal como o da escola, é promover a mobilidade suave e assim contribuir para a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa».

«Esta escola tem sido um bom exemplo no incentivo à mobilidade suave», elogiou, destacando que esta experiência piloto proporciona às crianças «virem em segurança e de forma divertida para a escola» e, ao mesmo tempo, «faz bem ao ambiente e fortalece os laços de proximidade e amizade». A Vereadora aproveitou para agradecer também aos pais, voluntárias/os e maquinistas, pois é «muito importante esta colaboração para tornar este sonho possível».

A EB António Matos Fortuna já tinha a funcionar o projeto “O Ciclismo vai à Escola” e, com a colaboração do Município, chegou a realizar uma experiência de Peddy Bus (ida para a escola a pé), recordou a Vereadora. «Sentimos que poderíamos ir mais longe», conta a Coordenadora do estabelecimento, Sónia Durão. Desafiada pela Câmara Municipal a acolher este projeto-piloto, a Escola apresentou o “CicloExpresso” aos pais e encarregadas/os de educação no início do ano letivo e a adesão foi, desde logo, «um sucesso». «Sem dúvida, vamos mudar mentalidades e hábitos e criar uma população mais ativa futuramente», acredita.

Comunidade entusiasmada com projeto-piloto desde o início

Sandra Rodrigues, mãe de um aluno do 4.º ano, com 9 anos, e também maquinista, conta que ficaram entusiasmados com o “CicloExpresso” desde o primeiro momento e que foi até o filho «o grande impulsionador» da adesão. «Já costumávamos andar de bicicleta e achámos interessante aderir ao grupo para conseguirmos construir um futuro melhor», explica, confessando que a experiência está a ser «muito boa e gratificante». «Em vez de estarmos todos numa fila de trânsito e termos aquele stresse todo matinal, as coisas correm muito mais tranquilamente e eles vêm muito mais felizes», refere.

Rodrigo Xavier vive em Quinta do Anjo, foi aluno da EB António Matos Fortuna e apesar de, atualmente, não ter nenhuma ligação à escola, quando teve conhecimento do projeto através das redes sociais não hesitou em dar o seu contributo como maquinista, motivado pela «vontade de colaborar e estar mais próximo das crianças e da aldeia», explica. Esta experiência está a ser «excelente e muito reconfortante». «Quando vou trabalhar, já vou com um sorriso na cara por ter acompanhado as crianças», confessa.

O atual percurso e paragens são ajustáveis em função de novas inscrições, tanto de alunas/os como de maquinistas, que permanecem abertas através do site www.cicloexpresso.pt.

O “CicloExpresso” enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de Qualidade, 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis e 13 - Ação Climática.