“O Ciclismo vai à Escola” chega à EB António Matos Fortuna

Depois de um ano de experiência muito positiva na Escola Básica de Aires, o Projeto “O Ciclismo vai à Escola” está agora a arrancar na Escola Básica António Matos Fortuna. A ciclista Ana Neves, natural de Quinta do Anjo, é a madrinha do projeto nesta Escola e esteve na EB António Matos Fortuna no dia 10 de março, onde foi recebida com grande entusiasmo pelas/os cerca de 160 alunas/os de sete turmas dos 3.º e 4.º anos que participam no Projeto.

«Foi um grande prazer receber este convite da parte da Câmara Municipal de Palmela, que me tem dado sempre muito apoio, e foi com muito gosto que aceitei, até porque a formação de crianças é essencial para o futuro do desporto e para lhes mostrar o que são os valores da vida saudável», confessou Ana Neves. Para a ciclista, foi «interessante ver o entusiasmo com que receberam esta iniciativa».

Equipada a rigor e acompanhada pela sua bicicleta de estrada, Ana Neves, que já foi três vezes Campeã Nacional, partilhou a sua experiência e deixou um incentivo à prática desportiva, em resposta às muitas perguntas curiosas das crianças. «Venho mostrar o que é o Ciclismo e espero que fiquem entusiasmados e possam seguir» esta prática, apelou, lembrando que, seja a nível competitivo ou não, «devemos praticar desporto por ser saudável, independentemente da modalidade». Ao mesmo tempo, explicou que «andar de bicicleta é sustentável para o ambiente, porque permite poupar a emissão de carbono para a atmosfera».

A Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Palmela, Maria João Camolas, agradeceu à ciclista por ter aceite o convite e realçou que este é «um projeto muito importante, porque permite àqueles que não têm possibilidade de aprender lá fora e ainda não sabem andar de bicicleta aprenderem na escola». «O desporto é fundamental», referiu a Vereadora, que considera que Ana Neves é um bom exemplo de que «tudo é possível quando temos muita vontade de aprender».

Recordou ainda que «“O Ciclismo vai à Escola” resulta da parceria entre o Município, a Federação Portuguesa de Ciclismo e o Agrupamento Vertical de Escolas de Palmela, que visa potenciar o uso regular da bicicleta junto de jovens em idade escolar, promovendo o gosto pela prática do Ciclismo e estilos de vida saudáveis, sensibilizando para a cidadania rodoviária e para a mobilidade ativa e integrando alunos com necessidades especiais».

No ano letivo 2021/2022, o Projeto foi implementado na EB de Aires, onde tem como padrinho o ciclista palmelense Rafael Reis. A avaliação é muito positiva, registando-se uma significativa evolução das capacidades das/os alunas/os na prática do Ciclismo, o que levou as três entidades a alargarem o Projeto à EB António Matos Fortuna. O objetivo é abranger outras escolas nos próximos anos letivos.