Centro de Marcha e Corrida de Quinta do Anjo já está a funcionar

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Quinta do Anjo, o 3.º no concelho de Palmela e o 105.º no país, já está a funcionar. A inauguração decorreu a 19 de março, com a presença dos atletas Jorge Grave e Pedro Pichardo (padrinhos do Centro e do projeto, respetivamente).

Implementado em parceria pela Câmara Municipal de Palmela, Palmela Desporto E.M. e FPA - Federação Portuguesa de Atletismo, o novo Centro conta com o Quintajense Futebol Clube como parceiro local, sendo que o gabinete de apoio técnico fica localizado no Clube (Pista de Atletismo Simplificada).

Os treinos decorrem às segundas, quartas e quintas-feiras, das 19h30 às 20h30, com o apoio e orientação de um treinador de Atletismo, para adequação dos exercícios e dos percursos às características das/os caminhantes e corredoras/es. Estão disponíveis três percursos: Percurso 1, em piso urbano, com uma distância de 5 km e dificuldade média, Percurso 2, em piso urbano, com uma distância de 8 km e dificuldade média, e Percurso 3, em piso misto, com uma distância de 10 km e dificuldade média/alta.

A Vereadora do Desporto, Maria João Camolas, sublinhou que tem havido «um investimento grande do Município para trabalhar em prol de estilos de vida saudáveis». Para além deste Centro, lembrou, em breve vai também ser inaugurada a Pista de Atletismo Simplificada que está a ser construída junto às instalações do Quintajense. Maria João Camolas elogiou o Clube como «um grande parceiro no desenvolvimento desportivo» e deixou o «compromisso de continuar a trabalhar com a comunidade». Depois de Pinhal Novo, Palmela e Quinta do Anjo, o objetivo é alargar também este projeto a Poceirão, revelou.

«Certamente, este território não será o último», desejou também o Presidente da FPA. Jorge Vieira lembrou que a caminhada e a corrida são atividades «do mais elementar e económico, que não precisam de grandes equipamentos e instruções», mas que «podem mudar vidas». «Esta é uma modalidade individual, mas feita em conjunto temos muito mais sucesso», acredita.

Também Jorge Grave que, desde cedo, tem uma forte ligação ao Quintajense, destacou «a importância da atividade física» e acredita que a marcha e a corrida podem ser «o início da prática de exercício regular». Pedro Pichardo, que esteve presente na receção às/aos participantes na caminhada inaugural, deixou igualmente um incentivo à prática de atividade física.

A criação dos Centros de Marcha e Corrida está integrada no Programa Nacional de Marcha e Corrida, uma iniciativa do Instituto do Desporto e Juventude de Portugal e da FPA.