Formação “Planta a Riscadinha” contou com 40 participantes

A ação de formação “Planta a Riscadinha” realizada a 25 de março, no Espaço Fortuna, em Quinta do Anjo, contou com quatro dezenas de participantes, de várias idades, que aprenderam a plantar e a cuidar desta espécie identitária do concelho de Palmela.

O elevado número de inscrições levou à realização de duas sessões, orientadas pelo Engenheiro José Carlos Caleiro. A iniciativa decorreu junto ao pomar de Maçã Riscadinha plantado no ano passado. No final das sessões práticas, as/os participantes receberam uma macieira para plantarem no seu quintal. Foi mais uma atividade que visou aproximar as/os munícipes desta espécie autóctone, tornando-a um membro da família.

Recorde-se que o Espaço Fortuna conta, desde 2022, com um pomar com 70 macieiras de Maçã Riscadinha, uma nova oferta pedagógica e turística que contribui, ao mesmo tempo, para preservar a identidade da espécie e para a biodiversidade do Parque Natural da Arrábida. Trata-se de um projeto-piloto da Câmara Municipal de Palmela, apoiado pela ADREPES - Associação para o Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, em parceria com a ADREPAL - Fortuna, Artes e Ofícios.