Saiba os cuidados a ter com a lagarta-do-pinheiro

O Município de Palmela está a intervir nos espaços públicos da sua responsabilidade para controlo da lagarta-do-pinheiro ou processionária e alerta a população para os cuidados a ter nesta altura do ano em que esta praga se encontra bastante ativa.

A lagarta-do-pinheiro tem o corpo dividido em pequenos segmentos, cada um com milhares de pelos urticantes de cor alaranjada, que se vão libertando e espalhando pelo ar à medida que se desloca. Em contacto com a pele, olhos e sistema respiratório, podem provocar reações alérgicas graves em pessoas e animais, sobretudo nos cães.

Este inseto completa o seu ciclo de vida entre o final do inverno e a primavera, quando desce das árvores onde fez o ninho, deslocando-se no solo até se enterrar. Por isso, o período entre fevereiro e maio é aquele em que esta praga se encontra mais ativa, tornando-se mais perigosa pela sua presença no solo.

Nos espaços públicos, o Município está a monitorizar esta praga, com a aplicação de tratamentos por microinjeção nas árvores e remoção de ninhos em locais de maior risco de contacto com as lagartas. Nos terrenos privados, o controlo da lagarta-do-pinheiro é da competência das/os proprietárias/os.

A Câmara Municipal alerta para os cuidados a ter nesta altura do ano:

• evite que crianças e animais domésticos tenham acesso a pinhais ou terrenos onde existam pinheiros e informe as crianças de que não podem brincar com as lagartas e dos riscos que podem correr;
  • se tem terrenos ou quintais com pinheiros infestados, deve usar luvas de proteção e óculos ao manusear lagartas ou ninhos e proteger o pescoço, nariz e boca;
  • nas escolas e outros locais onde estejam presentes crianças, deve-se impedir, sempre que possível, o seu acesso à zona das árvores atacadas.

Em caso de fortes sintomas de alergia cutânea, dirija-se ao Centro de Saúde e, em caso de contacto dos animais domésticos com a lagarta, dirija-se rapidamente ao veterinário mais próximo.

Para esclarecimento de dúvidas, utilize os seguintes contactos:

Saiba mais sobre este assunto no site do ICNF - Instituto de Conservação da Natureza.