ARPIBA recebe apoio para construção de Centro de Dia

A Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Bairro Alentejano e Arredores (ARPIBA) vai receber um apoio financeiro municipal no valor de 50 mil euros, no âmbito da candidatura apresentada ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a construção da 2.ª fase do edifício do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. A atribuição do apoio foi aprovada, por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 5 de julho.

Desde a sua criação, a ARPIBA está sedeada num espaço provisório, cedido pela Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano, e está a construir um Centro de Dia na Rua do Rosmaninho, num terreno com 1.392 m2, cedido em 2008 pela Câmara Municipal de Palmela. Em 2022, foi aprovada a candidatura apresentada pela Associação no âmbito do PRR, Medida Requalificação e Alargamento da Rede de Respostas Sociais, para a construção da 2.ª fase do edifício.

O Município sempre acompanhou e apoiou esta IPSS, tendo atribuído, ao longo dos últimos anos, vários apoios, no valor total de 121.422€, para a concretização deste projeto. Em 2020, a Autarquia comprometeu-se a atribuir apoio financeiro até ao máximo de 100.000€, em caso de aprovação da candidatura.

Esta candidatura apresenta um investimento público elegível de 638.322,67€, suportado em 100%. O orçamento não suportado pelo PRR é de 212.578€, relativo a despesas com projeto e equipamento. O apoio municipal agora aprovado destina-se a comparticipar a despesa com a componente não elegível da candidatura e corresponde a uma primeira tranche do compromisso assumido em 2020.